20/08/2011

Primeira Liga de Futebol Portuguesa - A liga da Mentira

Aqui fica a minha análise. Não que seja um sábio e tudo o que diga seja lei, mas vou tentar analisar ao longo da época os jogos dos 3 grandes mais o pequenote Braga. Tentarei ser o mais isento possível. Começando:

1ª Jornada 


Gil Vicente 2 - 2 Benfica -> Resultado Correcto - Gil Vicente 2 - 1 Benfica
Existiram dois lances cruciais, um fora de jogo mal tirado ao ataque do Benfica num lance que também não deu em nada e um golo do Benfica em fora de jogo. Devo referir que aceita-se o erro do árbitro, pois era um fora de jogo de difícil análise e em caso de dúvida a lei manda beneficiar o atacante. Mas a verdade é que o Gil bateu-se bem e poderia ter muito bem conseguido um resultado diferente se esse golo tivesse sido correctamente invalidado.
-1 Ponto para o Benfica


Sporting 1 - 1 Olhanense -> Resultado Correcto - Sporting 3 - 1 Olhanense
Apesar de não ter visto o jogo, ouvi falar de um penalty a favor do Sporting e de um golo mal anulado. Corrigem-me se faltar algo por favor. Penso que o Sporting teria desta forma vencido claramente o jogo. Vou optar por considerar sempre em caso de penalty por marcar, como golo a favor do lesado. A não ser que seja uma equipa que falhe mais de 50% dos penaltys.
 + 2 Pontos para o Sporting

Braga 0 - 0 Rio Ave
Nada a assinalar.

Guimarães 0 - 1 Porto -> Resultado Correcto - Guimarães 0 - 0 Porto
Neste jogo, fala-se de outras coisas menores, as quais são de pouca importância e não tive oportunidade de fazer uma análise mais profunda. Contudo, o caso principal a ter em conta é o penalty. Existe um braço a aparentar um movimento faltoso, ninguém o pode desmentir. Agora, nem os Ingleses viram falta, nem ninguém marca faltas daquelas, simplesmente porque para se marcar lances daqueles, tem de ser marcada falta a todo e qualquer contacto. Vou considerar penalty mal assinalado, mas se no decorrer do campeonato vir este mesmo critério para outras equipas em lances idênticos, então devolverei os pontos. 
 -2 Pontos para o Porto

2ª Jornada


Porto 3 - 1 Gil Vicente -> Resultado Correcto - Porto 2 - 2 Gil Vicente
O jogo começa com um penalty claro a favor do Gil Vicente, neste lance Otamendi deveria ter sido expulso. Carrinho dentro de área quando o adversário estava isolado. Depois mais um lance idêntico ao último jogo, mas desta vez bem mais escandaloso. Hulk mergulha completamente na área, penalty mal assinalado a favorecer o Porto. O Porto atendendo ao que demonstrou no primeiro tempo e ao que demonstrou o Gil, tudo leva a querer que se o Gil tivesse jogado com mais um jogador, teria aguentado bem a vantagem até ao intervalo ou aumentado. O Porto não anda a jogar grande coisa. Devo salientar que revendo o lance para penalty sobre Varela, apesar de forçado, o contacto existiu e perturbou a acção do jogador, portanto, penalty por marcar a favor do Porto. Na segunda parte do que observei, realmente no terceiro golo existe falta que dá o livre, apesar de vozes contraditórias eu acho que existe falta que origina o livre do 3ª golo. Mas o árbitro seguindo o seu critério deveria ter assinalado um penalty a favorecer o Gil perto do fim de jogo. Afinal Sapunaru puxa com as duas mãos o jogador do Gil.
-2 Pontos para o Porto


Benfica 3 - 1 Feirense -> Resultado Correcto - Benfica 3 - 2 Feirense
O primeiro lance ocorre ainda no golo do Benfica, por acaso deu golo, mas Cardozo ao saltar para assistir Nolito tem um braço do defesa nas costas a fazer falta, se fosse com o critério que tem sido usado com Hulk, seria penalty no lance que acaba por dar golo do Benfica. Contudo, acho que fez bem o árbitro em deixar seguir. Mais há frente, lance de Nolito com o defesa do Feirense a puxar o jogador do Benfica dentro da área, verdade que não ostencisavamente, mas perturbou o jogador encarnado. Mais uma vez se fosse Hulk seria penalty, mas mantenho o meu critério de que estes lances não são suficientes sequer para parar o jogo, ou os jogos teriam 100 faltas! Ainda na primeira parte, Javi faz jogo perigoso com o cotovelo num lance aéreo, deveria ter visto o cartão amarelo, apesar de falta, não foi com intenção de agredir. Ainda se fala num lance de Maxi, mas por diante, quanto a mim não há nada a não ser fitas. Na segunda parte há dois lances importantes, um fora de jogo mal tirado a saviola que seguia completamente isolado para a baliza e um penalty a favor do Feirense que apesar de suspeito, no meu ponto de vista é penalty. Sendo penalty e como seria cometido por Javi e já tendo este Amarelo, deveria ter visto o segundo e ser expulso a 5min do fim.
Nada a alterar

Beira-Mar 0 - 0 Sporting -> Resultado Correcto - Beira-Mar 0 - 0 Sporting
Nada a assinalar.

Braga 2 - 0 Maritimo -> Resultado Correcto - Braga 2 - 0 Maritimo
Nada a assinalar.
 
 3ª Jornada


Sporting 2 - 3 Maritimo -> Resultado Correcto - Sporting 4 - 3 Maritimo
Apesar de ser aceitável o erro, é preciso afirmar que houve um golo invalidado ao Sporting incorrectamente. Menos aceitável é um penalty claro em que o jogador do Sporting é agarrado com as duas mãos. Como se vê o critério este ano é no minimo peculiar, em outros casos muito menos evidentes, assinalaram penalty sem hesitar. 
+ 3 Pontos para o Sporting

Nacional 0 - 2 Benfica -> Resultado Correcto - Nacional 0 - 2 Benfica
Cartão vermelho directo por agressão que ficou por mostrar a um jogador do Nacional.
Nada a alterar

V.Setúbal 0 - 1 Braga -> Resultado Correcto - V.Setúbal 0 - 1 Braga
Nada a assinalar.

U.Leiria 2 - 5 Porto -> Resultado Correcto - U.Leiria 2 - 5 Porto
Nada a assinalar.

4ª Jornada


Porto 3 - 0 V.Setúbal -> Resultado Correcto - Porto 3 - 0 V.Setúbal

Nada a assinalar.

Benfica 2 - 1 V.Guimarães -> Resultado Correcto - Benfica 2 - 1 V.Guimarães
Jogo com recorde de penaltys! Resumidamente, o 3º penalty que dá origem ao 2-0, é suspeito e considero mal assinalado. Contudo, existe um claro logo no inicio do jogo! Pode-se substituir um pelo outro, marcaria Cardozo? Não sei, não sou bruxo, mas que ele em 3 marca 2, lá isso marca. Assim sendo e estando o resultado na altura do 3º penalty em 1-0, o lance não teve tanta influência como poderia ter tido o primeiro penalty que não foi assinalado, numa altura em que o jogo estava 0-0! 
Nada a alterar

Braga 3 - 1 Gil Vicente -> Resultado Correcto - Braga 3 - 1 Gil Vicente
Nada a assinalar.

Paços de Ferreira 2 - 3 Sporting -> Resultado Correcto - Paços de Ferreira 2 - 3 Sporting
Nada a assinalar.
 
 5ª Jornada

Feirense 0 - 0 Porto -> Resultado Correcto - Feirense 0 - 0 Porto

Nada a assinalar.

Benfica 4 - 1 Académica -> Resultado Correcto - Benfica 4 - 1 Académica

Nada a assinalar.

Guimarães 1 - 1 Braga -> Resultado Correcto - Guimarães 1 - 1 Braga
Nada a assinalar.

Rio Ave 2 - 3 Sporting -> Resultado Correcto - Rio Ave 2 - 3 Sporting
Nada a assinalar.

 6ª Jornada

Porto 2 - 2 Benfica -> Resultado Correcto - Porto 2 - 2 Benfica
Num jogo de teatro, fala-se no vermelho que ficou por mostrar a Cardozo. Eu discordo, não houve agressão alguma, foi tudo uma grande simulação de Fucile que nem sabia se havia de se queixar da cabeça ou do "cullo". Existe ainda uma tentativa de agressão de Hulk a Maxi, onde o brasileiro poderia muito bem ter visto pelo menos o amarelo. De resto nada a assinalar para além das constantes simulações de Fucile e Kléber.


Braga 2 - 0 Nacional -> Resultado Correcto - Braga 2 - 0 Nacional
Nada a assinalar.

Sporting 3 - 0 Setúbal -> Resultado Correcto - Sporting 3 - 0 Setúbal
Nada a assinalar.

 7ª Jornada

Académica 0 - 3 Porto -> Resultado Correcto - Académica 0 - 3 Porto

Nada a assinalar.

Benfica 4 - 1 Paços de Ferreira -> Resultado Correcto - Benfica 6 - 1 Paços de Ferreira

Golo mal invalidado ao Benfica. Penalty por assinalar sobre Aimar.
Nada a alterar

Leiria 1 - 0 Braga -> Resultado Correcto - Leiria 1 - 0 Braga
Nada a assinalar.


Guimarães 0 - 1 Sporting -> Resultado Correcto - Guimarães 0 - 1 Sporting
Nada a assinalar.

ACTUALMENTE:

1 - Sporting - 19 pontos em 7 jogos
2 - Benfica - 16 pontos em 7 jogos 
3 - Braga - 14 pontos em 7 jogos

4 - Porto - 13 pontos em 7 jogos

 

2 comentários:

  1. Tenho-te a dizer que este post é no mínimo estranho lol e não concordo em nada com ele, principalmente porque é baseado em suposições, agora supõe que os lagartos aprendem realmente a jogar a bola? talvez, repito talvez tivessem 16 pontos. Supõe também que os adversários abrem as pernas para o Benfica como o fazem para os outros (em leiria foi uma vergonha). Muita suposição e não se chega a nada, a realidade é o que é não vale a pena andar a brincar aos pontos do faz de conta. Mesmo que a sejamos roubados como muitas vezes somos.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo que são suposições e como suposições que são, valem o que valem!
    Por acaso de momento as lagartixas até vão na frente porque têm realmente sido prejudicadas.

    Este post serve para não deixar esquecer alguns lances capitais.

    Garanto-te que na 15ª jornada já te esqueces de muitas coisas da primeira, eu esqueço e aqui está registado!

    O ano passado muita gente se esqueceu ao fim de algum tempo de como o Porto foi beneficiado e de como isso os ajudou!

    Com este post eu não quero que ninguém se esqueça das incidências, doas casos.

    Agora os pontos são baseados em suposições e têm pouca ou nenhuma importância, os factos é que contam.

    Felizmente não temos sido beneficiados nem prejudicados e assim espero que continue.

    Ganhar com o nosso mérito.

    Saudações

    ResponderEliminar