16/09/2011

Os 3 Grandes mais os 2 Crescidos


Em semana de derby do Minho, vou tecer algumas considerações, sobre o que para mim são bons indícios para o futebol Português!

Durante muitos anos tivemos apenas 3 grandes, as pessoas eram metade do Benfica e os restantes dividiam-se entre Porto e Sporting. Havia aqui e ali alguns que apenas gostavam de um clube, mas este era tão pequeno que no máximo chegaria longe numa taça de Portugal.

Nos últimos 10 anos tudo isso mudou em Portugal! Apareceu o Boavista a imitar os feitos do Belenenses em tempos. Na altura conhecido como o 4º grande! O mal do Boavista, foi a má gestão, quiseram sonhar alto de mais. Com um crescimento regrado e homogéneo, talvez hoje tivessem o dobro dos sócios e simpatizantes e o dobro das conquistas. Talvez não andassem na penumbra.

Com a queda do Boavista, abriu-se espaço ao aparecimento de outras potências. Apenas uma se evidenciou, o Braga!

Mas vamos entender o que era o Braga. Uma equipa que todos os anos tinha um bom plantel e que lutava pelas competições europeias. Uma equipa da primeira metade da tabela. Mas aos poucos, foi subindo e conquistando boas classificações e boas prestações europeias. Destaque para a chegada aos oitavos da Taça Uefa e conquista da Intertoto, 2º lugar no campeonato, finalista da liga Europa e chegada à fase de grupos da Liga dos Campeões!

O Braga tem crescido em conquistas, honra, valor e adeptos! Mas cresceu também em ódio e violência! Um local onde tranquilamente se ia ver o Benfica, é agora um local perigoso para quem não procura confusões e apenas e só a felicidade e tranquilidade de assistir a um jogo da bola!

Como isto aconteceu? Com o crescente do Braga, as gentes de Braga, até aqui maioritariamente Benfiquistas e outra parte de outros clubes, começaram a prestar mais atenção à sua equipa. Na altura da chegada aos oitavos da taça uefa, era Jorge Jesus treinador, tendo este saído no final da época, de forma nada amigável, acompanhando-o César Peixoto! As gentes de Braga, mais atentas ao clube depois do seu feito, não ficaram agradadas com as estas 2 saídas, e logo ai ficaram com alguma animosidade ao Benfica. Para melhorar a situação, nesse ano o Braga discute e perde o campeonato com um Super Benfica, estava estalado o verniz! Para colocar a cereja em cima do bolo, faltava alguém que soubesse usar isto a seu favor, alguém com a escola de ódio do maior odioso do futebol Português. Eis que surge Salvador e manobra todas estas situações para alimentar e criar ainda mais ódio contra o Benfica e alimentar o espírito Bracarense, com base em Anti-Benfiquismo!
Daqui em diante, as gentes de Braga tornaram-se Bracarenses/Anti-Benfiquistas e os Benfiquistas que lá moram, têm medo do clima de guerra criado e instalado! Não mais Braga foi a 2ª casa do Benfica e muita gente ficou satisfeita com a missão cumprida!

Ali ao lado temos o Vitória de Guimarães, um clube que já andou no 3º lugar e a lutar pelo acesso à Liga dos Campeões, mas não teve sucesso. O Guimarães, foi ultrapassado nos últimos tempos pelo Braga, quer em número de adeptos, quer em êxito desportivo! Existe contudo, algo em que os Vitorianos são difíceis de ultrapassar, a fidelidade ao clube! Mesmo em épocas de jogar na 2ª divisão, ou lutar pela manutenção, as gentes de Guimarães são vitorianas. Os adeptos do vitória são Anti-todos e apenas e só apoiam o Guimarães!

A grande diferença entre Braga e Guimarães é esta. Em Braga o apoio cresce e diminui consoante os êxitos. Já em Guimarães, o apoio é constante! Claro que com mais alguns êxitos, o Guimarães chegaria bem mais rapidamente a 4º grande do que o Braga!

Estas situações são boas para o futebol nacional. A prova disso, são as boas prestações das equipas portuguesas na Europa! Estas divisões e adorações a clubes diferentes dos 3 grandes, são boas para promover o futebol português e aumentar a competitividade e espectacularidade do futebol nacional.

Estou curioso para ver o caminho que o Braga irá seguir, na certeza porém de que na actualidade está ao nível do Sporting, sendo que os verdes estão em manifesta melhora de forma!

Já Benfica e Porto lutam na actualidade num patamar diferente. Anseio que o meu Benfica vença o Porto e o Sistema que o assiste!

Com as melhorias em Braga e Alvalade e com o ataque para enfraquecer o Sistema Corrupto que assiste o Porto, quem sabe em breve, não teremos um super campeonato, discutido por 4 ou 5 clubes, de igual para igual, como mandam as regras?

Neste momento as equipas podem lutar pelo 2º lugar pelas regras e na certeza que ganhará o melhor. Já o 1º lugar, esse é uma coisa que só ao clube do Sistema Corrupto assiste!

Como Benfiquista, aprecio a competição. Assim as vitórias sabem melhor e as conquistas têm muito mais valor! Ganhar sim mas com honestidade, esforço, dedicação e valor! Honra!
Que prazer dá ganhar, sabendo de antemão que em caso de dificuldade o árbitro dá a ajuda? Que prazer dá ganhar sabendo e ouvindo o nosso presidente a negociar e a corromper os árbitros? Respondam-me vós adeptos desse clube!

Voto e desejo um futebol português limpo, igual e competitivo!

Sem comentários:

Enviar um comentário