05/09/2011

Um dia fui ao Estádio da luz


Como a maioria dos benfiquistas, não sou de Lisboa e não vivo num raio de 100km do Estádio da Luz.

Como a maioria, tenho de ver os jogos pela televisão. Como a maioria, não tenho sporttv e ou vou a um café, ou a casa de algum aderente, ou então vejo num stream manhoso cheio de paragens, que arranjo na internet.

Desde pequeno fui encaminhado para o benfiquismo, o meu avô que era um agarrado ao dinheiro de todo o tamanho, comprava sempre o antigo jornal do Benfica e uma das poucas prendas que me deu foi uma camisola e uma miniatura do autocarro do Benfica.

Comecei a amar o Benfica, a palavra Benfica passou a pertencer ao grupo das mais importantes, como Mãe, Pai, Família, Vida! Paralisava a olhar para o símbolo, não hesitava em recortar o símbolo que vinha no jornal e colá-lo em qualquer camisola vermelha que tivesse.

Como habitante da cidade do Porto, cedo aprendi a lidar com o oposto, a crítica, a sátira, o ódio! Mas mesmo sendo dos poucos ou quase único benfiquista da turma ou dos grupos, eu nunca me rebaixei, sempre me debati e defendi o meu grande amor!

Mesmo quando o Benfica jogava muito mal, ficava em 6º lugar, batia recordes negativos! Eu nunca desanimei, nunca aceitei a paródia, nunca deixei um corrupto sem resposta! O Benfica já me estava no sangue. Eu tenho glóbulos vermelhos e brancos que se fundem e captam tudo o que diz respeito ao Benfica através dos 5 sentidos, para depois expelir para o exterior uma grande dose de alegria, lágrimas e arrepios.
Como já referi não posso estar sempre no estádio. Sou como a maioria que tem de programar todo um ano em função de um fim-de-semana divino, para uma viagem há catedral! Que tem de juntar dinheiro para pagar a viagem cada vez mais cara, o almoço e jantar e o precioso bilhete.

Mas tudo compensa! O acordar bem cedo e preparar a mochila, o equipar a rigor com camisola e cachecol, a viagem a ouvir o cd do Benfica, as paragens nas estações de serviço onde se vê mais Benfiquistas como nós, o saber que se aproxima a chegada a Lisboa (já me começo a arrepiar aqui), a chegada e aproximação ao estádio, o primeiro contacto visual com o estádio que coincide com a primeira grandiosa libertação de alegria e arrepios, provocada pelos meus glóbulos vermelhos e brancos.

O aproximar da hora do jogo, o passeio em redor do estádio, a visita há loja do Benfica para gastar o resto da economia e trazer uma lembrança do dia mais importante do ano e por fim, a entrada no estádio e as primeiras lágrimas. O aquecimento dos jogadores, o estádio cheio, o voo da águia, o hino!!! Depois do hino enxugo as lágrimas e limpo a cara, pois antes estava a libertar toda a minha energia, a esticar os braços bem alto esticando o cachecol e a mostrar a chama imensa que tenho na alma!

Por muito que custe, para a maioria dos Benfiquistas isto só acontece uma vez no ano!!!
O resto do ano dizem “Um dia fui ao estádio da luz…”!

Eu ainda passo o resto do ano a ver romarias no metro, com pessoas vestidas de azul e equipadas a rigor, todos contentes. Fico triste nesses dias. Não porque são do FCP e o clube deles ganhou, mas sim porque tenho inveja deles, tenho pena de não puder fazer como eles, não puder ir ao meu estádio todas as semanas, ver a minha equipa todas as semanas, gritar pelo meu Benfica todas as semanas, ver o belo voar da águia, cantar aquele lindo hino!

Alguns Benfiquistas ainda conseguem juntar mais alguns trocados e por uma vez ou outra, fazer uma deslocação não tão grande como ir a Lisboa e então, ir encher o estádio de um qualquer pequeno clube que aproveita esse jogo para fazer a receita anual. Há custa de benfiquistas que pagam 40, 50, 60 euros, para ver por mais uma vez no ano, o clube do seu coração!

Hoje falei do Benfica, sinto-me grande, enorme, muito feliz!

Olho para baixo e vejo a direcção, o treinador, os jogadores, os adeptos! Somos todos pintinhas pequeninas sabem? No gigante universo que é o Benfica e a palavra Benfica, somos todos tão pequeninos! Mas todos unidos forma-mos este grandioso clube!

Para quê gastar posts e posts com polémicas e histórias quase de ficção científica, no fundo falar de pequenez, quando se pode falar de algo tão grande e imenso como Ser Benfiquista, ou contar a história “Um dia fui ao Estádio da luz…”!

Saudações Benfiquistas
Rederx

25 comentários:

  1. aplaudo de pé este grande, emocionante e dedicado post.

    abraço, o senhor é um GRANDE BENFIQUISTA.

    ResponderEliminar
  2. Vivendo longe de Lisboa, partilho muito do que aqui foi escrito. Sempre posso ir ao estádio 2 ou 3 vezes por ano, mas ainda assim são sempre dias especiais.

    Parabéns pelo post :).

    ResponderEliminar
  3. Glorioso Rederx, grande post. Vou publicá-lo no meu Blog com o título "Um benfiquista do Porto" para divulgá-lo e ao mesmo tempo publicitar o teu Blog que está no início.
    Já sou seguidor, se puderes retribui!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. sou de stmfeira e passo de momento muitas dificuldades economicas duvido que va sequer este ano á luz,quem me dera a mim,pelo menos estou a contar quando vierem aqui jogar ao feirense poder ir ver,vou fazer 1 esforço..ultima vez que fui a luz foi em 2006 ver um 1 3 contra o sporting,perdemos mesmo assim para mim foi 1 dia mais que especial, o facto de nao ir mais vezes ver o benfica nao faz de mim menos benfiquista que ninguem...eu sofro,alias..n me lembro de ter sofrido tanto como epoca passada,aquelas derrotas com o porto..lembrome que fui a meio da madrugada passear sozinho á beira mar..pois com todos os problemas que vou tendo..aquele naquele dia naquela altura era o que me estava a tirar mais o sono.saudaçoes benfiquistas caro amigo,e força

    ResponderEliminar
  5. Belo texto!
    Que nos ajuda/obriga a recentrar a mira!
    VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  6. Carissimo,
    excelente posto, se me permite vou ''linkar'' no nosso blog.

    Um abraço

    http://benficapaixaoegloria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Sendo eu do Porto (cidade) nunca me identifiquei tanto com um texto escrito sobre como sentir o benfica!!!

    ResponderEliminar
  8. Sr. Rederx, acabei de ler o post e ainda estou arrepiado. Revejo-me totalmente em tudo o que foi escrito. Vivo em Leça da Palmeira a cerca de 330 km de Lisboa, sou sócio do Benfica o meu filho também, trabalho com cerca de 40 pessoas (dois benfiquistas, imagine o ambiente ás 2ªs feiras quando o Benfica perde) mesmo assim nunca viramos a cara à "luta". Se Deus quiser no próximo sábado e na 4ª feira estarei na nossa Catedral (Graças a Deus tenho tido a possibilidade de poder ir à Catedral com frequência ver o nosso Benfica, o que nos dias de hoje considero uma extravagância que não está ao alcance de muitos Benfiquistas que vivem longe de Lisboa). Estarmos longe de Lisboa não nos confere maior Benfiquismo que os Benfiquistas de Lisboa, agora como deverá entender nas dificuldades e no sofrimento todas as coisas têm outro significado.
    Tenho pena que outros Blogs pseudo Benfiquistas que só existem para dizer mal de tudo o que se faz no Benfica não reflictam sobre este extraordinário post.
    Bem haja
    João Paulo Ferreira

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos pelos comentários. De facto ontem inspirei-me para fazer este post, num comentário que vi em outro blogue. Mais uma vez falavam de polémicas e sempre a dar na malha no treinador e direcção e veio alguém que disse que se devia falar mais de benfiquismo e sentir o Benfica e não tanto de polémicas e sempre a criticar.
    Essa pessoa foi criticada, levando como resposta que aquilo não lhes interessava nada, o que interessava era que o Benfica ganhasse!
    Eu dei por mim a pensar, mas só interessa se ganhar? Se não ganhar já não sentem o Benfica? Não são Benfica? Fiquei pasmado e lembrei-me de publicar a forma como sinto o meu benfiquismo!

    @Manuel Oliveira, muito obrigado, irei retribuir com certeza.

    @Anónimo das 4:37, como o percebo bem. O ano passado andei mais adoentado e menos motivado e acredite que em boa medida tinha a ver com o sofrimento de ver aquelas derrotas com o Porto, mas bastou-me ir “Um dia fui o Estádio da Luz” ver os 3-0 ao Guimarães e parecia que estava a beber do elixir da vida!!! Força amigo!

    @Telmo vou adicionar. Pode linkar à vontade, é um prazer. Obrigado.

    @Anónimos das 8:59, eu também sou da cidade do Porto, sempre vivi aqui. Gosto muita da cidade e se não vier futebol para a conversa, as pessoas são maravilhosas.
    Não nos considero mais benfiquistas que os de Lisboa. No fundo também entendo que eles não sintam assim como nós, mas sentem há maneira deles e é natural que se tornem bem mais exigentes. Mas tudo porque amam o Benfica como nós!

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo,

    identifico-me de uma forma total no seu texto. E este vem de encontro a um texto semelhante que outrora, em meados de Abril, enviei para um blog mas que não chegou a ser publicado pois como era demasiado extenso não cabia na caixa de comentários, e assim enviei para o email e o administrador do blog só o viu mais tarde o que lhe retirou o seu total efeito (foi feito com uma mensagem clara relacionada com o jogo contra o PSV). Agora sou mesmo colaborador do mesmo blog. Talvez até num futuro proximo modifique ligeiramente o texto de forma actualiza-lo e o publique.

    Como Benfiquista nascido e cescido no Porto, e ainda por cima sem qualquer Benfiquista por perto, e nascendo no auge das vitórias do fcporto, vejo o meu Benfiquismo como algo enorme, e valorizo o meu Benfica e o meu sentimento por essa mistica e por este clube (que no fundo é muito mais que um clube) de uma forma inimaginavel. Valorizo pois como qualquer criança benfiquista nasci marginalizado e gozado, mas mesmo assim lutei com afinco e ganhei o respeito de todos os que me rodeiam pois esses já sabem que comigo não têm a minima hipotese de sairem vencedores de uma discussao futebolistica. Ganhei força e aprendi a lutar, a suportar, mas acima de tudo a amar o Benfica! Tal como qualquer Benfiquista nascido no Porto na década de 90.

    Tal como o meu amigo, olho para os metros inundados de azul cheio de inveja. Repleto dela mesmo. Inveja pelo que eles sentem e pela proximidade deles com o seu clube e o seu estadio. Sempre que vou à Luz, que como o senhor não é assim tão regular, vou sempre de metro para o Estadio, e ver metros e metros inundados de Benfiquistas é enorme, e faz sentir pena de não o podermos viver semana apos semana.

    Da mesma forma que o senhor, eu adoro a nossa cidade. É a melhor cidade do mundo, aos meus olhos. E não me vejo a viver em outra. No entanto, viver quinzenalmente o Benfica indo ao Estadio e mesmo ao Pavilhão, é algo que me faz supor que se o futuro me der oportunidade de viver na capital, quem sabe se não abro mão da minha cidade pelo meu maior amor, o Sport Lisboa e Benfica?



    PS: Sei bem o que é o sentimento de entrar no Estadio, conheço essas lagrimas como ninguem, pois de cada vez que lá vou, o sentimento é o mesmo de como se fosse a primeira vez.


    Cumprimentos amigo Benfiquista!

    ResponderEliminar
  11. Caro Pedro, devemos ter a mesma idade, ou variar poucos anos.
    Em tempos questionei como era possível conseguir amar à distância? Muitas pessoas não sabem, mas eu como muitos sei! O Benfica ensinou-nos isso!!!

    Quando vou ao Estádio da Luz adoro fazer horas dentro do pavilhão a ver o basket, seja quem for que esteja a jogar!

    Tive agora uma ideia que talvez implemente aqui no blogue, com tantos benfiquistas e estórias para contar, porque não partilhar-mos uns com os outros as nossas estórias de benfiquismo, afinal assim é que criamos e passamos a mistica!

    Já agora de pretender deixe o link do seu blogue e podemos fazer troca de links.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. revejo-me neste post... eu e os meus colegas lá do nosso blog, pois apesar de sermos madeirenses (que torna ainda mais dificíl uma ida à Luz), estamos a estudar/viver no Porto (sempre é melhor que a Madeira no que nas idas à Luz diz respeito). Mas este dia está a chegar, vamos à Luz ver o maior do Mundo contra o manchester, tá pra breve esse soltar de lágrimas e arrepios e gritar até ao apito final...

    ResponderEliminar
  13. Faltou mencionar que o nosso blog é o:
    http://fundamentalismobenfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Ricardo já adicionei, mais tarde irei me adicionar como seguidor. Agora estou um pouco apertado de tempo e vim aqui mesmo só para responder a um Benfiquista hehehehe!

    Tenho alguns amigos de faculdade da madeira a viver no Porto. Maioritariamente eram todos Benfiquistas hehehehe!

    Boa gente e engraçados os madeirenses, sempre de bom humor!

    Agora perdi contacto com alguns. Uns grandes benfiquistas!

    Já adicionei o blogue há lista. Obrigado.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado por tão intensa partilha! Adicionarei imediatamente o seu blog ao meu! Caso deseje adicionar também o meu, fico agradecido.
    Muitos parabéns e quando vier ao estádio avise que eu tenho a sorte de lá poder estar todas as semanas!
    Grande abraço benfiquista com muitos glóbulos vermelhos e brancos,
    Bruno Pereira

    http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Excelente! Partilhamos ambos da mesma sina, viver longe da Luz! :)

    Gloriosas saudações,
    http://oexpressodavitoria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Rederx,

    Que mais dizer? Um texto emocionante. Eu tembém sou Benfiquista de fora de Lisboa, embora tenha a possibilidade de acompanhar com regularidade a equipa pois aos fins-de-semana normalmente estou pela capital. Revejo-me perfeitamente em algumas das sensações que descreve, pois durante muitos anos também fui Benfiquista de apenas um dia no Estádio da Luz por ano. Hoje é em textos destes que vejo o quanto sou afortunado por poder acompanhar ao vivo os jogos do nosso Glorioso.

    Sei que as opiniões se dividiram muito neste começo de temporada (certamente devido a uma época frustrante como o foi a transacta) e que ainda hoje se discorda com frequência (e com veemência) das opções tomadas internamente no nosso clube.

    Penso que se este debate for saudável e for feito de forma fundamentada e razoável, não há porque não participar nele. Costumo dizer que um teimoso nunca "atêma" sózinho e todos nós Benfiquistas temos um pouco de teimosos dentro de nós. Principalmente quando nos toca a defender as nossas ideias de como deveria ser o Benfica ou de como o mesmo deveria ser gerido.

    É isso que também nos faz grandes. Todos temos os nosso Benfica, mas nenhum de nós o possuímos na realidade. O Benfica somos nós todos juntos e cada um por si.

    O Benfica está onde estiver um Benfiquista. O Benfica é nosso e há-de de ser.

    Reconheço que ultimamente eu próprio não tenho falado tanto de Benfica como gostaria, por isso enfio o Barrete e aceito a sua sugestão para existam mais textos na Blogoesfera acerca de nós e menos acerca dos "outros".

    Sinto, no entanto, que a minha decisão de voltar a focar determinados assuntos neste novo início de temporada poderia a ajudar a abrir os olhos para a forma vergonhosa como fomos empurrados para baixo no início do campeonato passado.

    Bastou-me olhar para o nosso calendário de início de época deste ano, para rever nele muito do que nos aconteceu o ano passado e que nos poderia ter acontecido este ano, caso não houvesse um grito de alerta interno ou mesmo externo.

    As pessoas tem uma memória curta. Tão curta que ás vezes ao janbtar já ninguém se lembra do que foi o almoço. Cabe-nos a nós todos nunca esquecer o passado, nem nunca esquecer o mal que nos fizeram ou que nos tentam ainda hoje fazer.

    Por isso sinto que, antes de me centrar apenas no Benfica, ainda falta um último texto que terei de fazer acerca das lutas de bastidores que continuam a existir no nosso futebol e das quais as próximas eleições na FPF prometem ser expoente máximo.

    Aprender com o passado para viver um futuro melhor. Mais Glorioso e mais limpo. Se é que poderemos alguma vez aspirar a tal ao participar numa competição onde a mafia azul e branca também participe.

    Um abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  18. Nunomaf, obrigado pela participação antes de mais.
    Aliás, obrigado a todos!!

    Foi referido aqui um tema importante, que faço questão de nunca o deixar esquecer!
    O ano passado fomos empurrados para baixo, os corruptos estavam a jogar melhor que nós no inicio? Não!
    Mas com vitórias as equipas crescem, com vantagens de 6 e 9 pontos é mais fácil ainda!

    Este ano puderia ter sido parecido, as ajudas a eles mantêm-se o constante ataque ao benfica também, a diferença é que temos tido sorte em alguns jogos e temos feito pela vida com mais vontade!

    De outra forma já estariamos a 6 pontos novamente, mesmo a jogar igual ou melhor que eles!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Um abraço sentido e agradecido rederx

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pelo belíssimo texto!
    Identifico-me totalmente com o que escreve porque não vivendo no Porto mas numa cidade mais a norte cerca de 20km comungo inteiramente dos seus sentimentos.
    É o levantar cedo (que não custa nada naquele dia), as paragens nas áreas de serviço, a aproximação a Lisboa com o coração a bater mais forte e quando, finalmente, se visualisa a Catedral tudo "explode" pelo corpo porque chegámos a casa!
    O meu desgosto é viver tão longe do Benfica e não poder lá estar sempre que há jogo.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  21. É verdade,perder tempo com merdices de posts sobre a escória é não aproveitar o tempo para falar sobre o Glorioso...

    http://adeternumslb1904.blogspot.com/

    Benfica sempre !!

    ResponderEliminar
  22. http://embomportugues.blogs.sapo.pt/25072.html

    isso e "formamos".

    ResponderEliminar
  23. Moro na área suburbana do Porto. Costumo dizer que os adeptos do Norte são os melhores, não por regionalismo bacoco, mas por sentirem na pele todo o ódio anti-benfiquista que reina num pequeno enclave do país. Apesar desse pequeno enclave, o Norte é vermelho, essa mole humana é avassaladora e carrega a equipa às costas, até ao inferno se for preciso. Estamos geograficamente longe do Benfica mas ao mesmo tempo tão apaixonadamente perto.
    Gostaria de partilhar com vocês esta experiência:
    http://vagueando-dylan.blogspot.com/search?q=benfica

    ResponderEliminar
  24. Muito bonito este texto. Amigo eu tal como tu vivo longe da catedral, a cerca de 950 km. Vou tb so uma vez à luz e comparto ctg as sensações.

    Um abraço
    Iker Nuñez

    ResponderEliminar
  25. @Dylan sem dúvida que no Norte existem bastantes Benfiquistas. Bem mais do que o querem passar cá para fora.

    @Iker - tchiii 950km é muita coisa, eu que vivo a 300km já me estou a queixar! Para viveres a esses quilómetros ou vives nas ilhas ou em Espanha! A tua viagem deve ser uma grande história!
    Partilha conosco uma dessas viagens de 950km até Lisboa se quiseres!

    Saudações Benfiquistas
    Rederx

    ResponderEliminar