08/11/2011

O Salvador de Braga que de Salvador tem pouco!


Lembro-me desde pequeno de ouvir dizer que em Braga era a segunda casa do Benfica. Cheguei a ir ver um jogo de apresentação do Braga, logo a seguir ao Euro, jogo esse contra o Benfica. Na altura acabou em empate 1-1, mas isso é o que menos interessa.

No final do jogo sai tranquilamente, tudo misturado, em harmonia, com a felicidade de ter assistido a um espectáculo de futebol. Estávamos algures em 2004 e Salvador era presidente do Braga à apenas um ano!

Os anos foram passando, o Braga de facto foi crescendo! Começou-se a ver uma camioneta de jogadores do Porto a chegar a Braga e uma aproximação entre os dois clubes. O auge desta aproximação seria atingido quando ocorreu o corte de relações entre Porto e Guimarães, devido à queixa do Vitória na Uefa.

A partir daqui, o caminho ficou livre para troca directa de jogadores, staff, directores, etc. Tornaram-se Clube Principal e Afiliados. Do Porto veio jogadores e aulas de corrupção, de Braga saia serventia.

O Braga foi crescendo com melhores jogadores a custo baixo, ajudas de arbitragem e outros favores. Com o passar de poucos anos, apareceu na Europa em grande e conseguiu mesmo discutir um campeonato com o Benfica!

Nesse ano, ficou visível um ódio de morte até aqui conhecido como amizade e irmandade, das pessoas de Braga a tudo o que cheire a Benfica!

Esta situação leva-nos a pensar o que se terá passado? Onde estão as simpáticas gentes de Braga? Eu próprio o ano passado no jogo da Liga Europa, perguntei-me onde estavam as gentes simpáticas de 2004?
Tenho lido alguns blogues e juntei as minhas conclusões. Vou resumir e tentar estruturar as minhas ideias principais.

Comecemos por perceber como eram as gentes de Braga e o próprio clube:

- População simpática, amistosa e hospedeira;
- Mais de metade da população Benfiquista e simpatizante, poucos Bracarenses únicos, e os restantes adeptos mistos de Braga-Sporting ou Braga-Porto;
- Clube de metade superior da tabela, independente, sempre um adversário complicado;
- Clube sem resultados dignos de registo e qualificações para as competições europeias alternadas. Algo como o Maritimo actualmente;
- Era possível ira Braga tranquilamente e nunca houveram casos de distúrbios, apenas alguns com o eterno rival Vitória de Guimarães;

Vamos então entender onde o Braga era um ponto-chave e como era crucial dominá-lo:

- Segunda casa do Benfica, necessário acabar com isso;
- Inaceitável que no norte houvesse um pólo tão forte de Benfiquismo, era crucial incutir a Guerra Norte Sul;
- Chegada de Salvador a Braga, escola de Pinto da Costa e acordos que todos sabemos;
- Discursos iguais aos do mestre, incutir guerra Norte Sul, trocas de jogadores com o Porto, acolhimento de pessoas ligadas ao Porto na estrutura do Braga;
- Com a quebra de ligações com o Vitória, essencial dominar um clube do Norte com excelentes capacidades para crescer;

Agora vamos analisar o que aconteceu:

- O Braga usufrui de jogadores de qualidade quase de borla;
- O Braga usufrui de vantagens de se dar bem com quem manda na arbitragem;
- O Clube começa a obter bons resultados e aparecer na ribalta;
- Estando na ribalta, o presidente fala mais vezes e tem oportunidade de cultivar o ódio ao Sul e a Lisboa;
- Os adeptos mistos de Braga aderem ao clube da cidade com força e ódio ao Benfica, os que já eram Bracarenses de raiz ainda mais galvanizados ficam;
- As claques do Braga recebem incentivo e dicas e baseiam-se na claque mais conhecida do Porto. O ódio ao Benfica e ao Sul entra no sangue e passa a ser o lema;
- Começam a ver-se os casos de distúrbios violentos, fica bastante perigoso ostentar qualquer coisa alusiva ao Benfica em Braga;
- Não é mais seguro ir a Braga ver o Benfica;
- Os Benfiquistas de Braga, poucos fazem-se Bracarenses, a quase totalidade está hoje escondida e receosa de demonstrar o dos seus direitos mais fundamentais, a liberdade de escolha e expressão.

Assim, alimentado pelos bons resultados alicerçados em corrupção e manobras ilegais, o Braga foi crescendo. Só que a força do Braga é o ódio a um clube e essa força nunca será forte e duradoura.

Enquanto Salvador lá estiver estarão garantidos e garantido também é que nem pensar em passear em Braga com um cachecol do Benfica.

No dia em que a corrupção cair e perder força, Porto e Braga perderão muito da sua força actual. O Porto ainda tem potencial para se manter um 3º grande, algo que sempre foi, mas o Braga, o Braga cairá. Os novos bracarenses, os mistos, não resistirão aos maus resultados e voltarão a apoiar as suas antigas equipas. Ficarão os antigos bracarenses de raiz e os Benfiquistas e adeptos de outra qualquer equipa poderão voltar a exercer livremente as suas vontades e direitos.

Os constantes incentivos de Salvador são o verdadeiro racismo, um genocídio clubistico!
Benfiquistas de Braga aguardem a vinda de um verdadeiro Salvador que torne a bela cidade de Braga, um local amigável novamente!
Neste momento ser Benfiquista em Braga é o mesmo que o ser no Porto, ou até pior!

Em certa medida admiro os adeptos do Vitória de Guimarães, pois esses ao contrário dos de Braga, são mesmo de raiz, de gema! Não o passaram a ser porque o clube começou a ganhar (com ajudas)! O Vitória de Guimarães é o verdadeiro 4ª Grande!

Esta é a minha opinião, estou aberto e interessado em ouvir outras visões diferentes!

3 comentários: