13/09/2012

Benfica - Bétis, um jogo de laboratório!

Foi um jogo de experiências o de ontem no Algarve. Uma primeira parte jogada a bom ritmo, mas uma segunda parte mais lenta e menos bem jogada.

O Benfica iniciou com a equipa mais forte possível, usando os titulares e outros jogadores a substituir as ausências. Jardel no centro, M.Vitor na direita, Gaitan na extrema direita e Lima na frente, foram as caras novas do onze. Na segunda parte deu para ver jogadores que jogam menos como: Luisinho, André Almeida, André Gomes e Ola John.

Vou dar o meu parecer sobre as prestações dos jogadores menos utilizados e recentes.

M.Vitor - esteve bem, igual ao que nos habituou, é um jogador flexível e pode muito bem tapar os buracos no lado direito, mas é claramente melhor central.

Jardel - Conseguiu provar que é o 4º central do plantel. Maus passes e outras más intervenções em jogo. Esteve razoável.

André Almeida - Claramente não é defesa direito por muito que se esforçe, nem acho que faz tão bem esse papel como M.Vitor. Contudo, fiquei com água na boca para o ver jogar na sua posição, a meio campo. Parece ter bom potencial.

Luisinho - Surpreendeu-me pela raça e velocidade. Se há jogadores que não aproveitam as oportunidades, este fez completamente o contrário. Notou-se mesmo que entrou em campo com a determinação e vontade de dizer a Jesus que está presente e que jogar. Acho que a lateral esquerda está bem entregue.

Matic - Já o conheciamos, não é Javi nem é Witsel, mas tenho confiança que vai cumprir. Está muito seguro e transmite essa segurança à equipa e adeptos. Gostei.

André Gomes - Ainda muito verde, algumas perdas de bola a meio campo, mas nota-se que tem o que é preciso para ser jogador.

Ola John - Este é o caso do tipico do gajo que tem muita força e não a consegue controlar. Ele tem tanto talento e rapidez que não os está a conseguir controlar, mas nota-se que tem um potencial incrivel.

2 comentários:

  1. Não Gostei da arbitragem. Foi por sua culpa que
    a qualidade de jogo se detiorou,(mesmo tendo em consideração as substituições efectuadas).
    Sobre o M. VITOR, só o podemos avaliar depois de uma sequência de 3/4 jogos na posição (DD), de
    qualquer forma do que tenho visto faz-me lembar o Ant.Bastos Lopes pela qualidade, raça e querer.
    Sobre o MATIC, era bom avaliarmos o jogador não como Javi ou Witsel (fica sempre a perder) mas sim como o Matic, e, será depois o rendimento da
    equipa que nos dirá o seu valor ...
    VIVA O BENFICA!!!
    ChXico!!!

    ResponderEliminar
  2. Acho que com Luisinho como 1ª opção para jogos mais dificeis especialmente os da LC e Miguel Vitor como alternativa a Maxi, com André Almeida a 6, Matic ou Carlos Martins a 8 e Aimar ou Gaitan a 10 ficariamos com uma equipa temivel. Temos varias opções. Enquanto Melgarejo dá mais velocidade e caudal ofensivo ao Benfica o Luisinho é mais rodado, dá mais poder defensivo e tem um cruzamento absolutamente teleguiado o que é muito bom quando temos alguém como Cardozo em campo. Adoro Maxi mas especialmente nos ultimos tempos acho que se aventura demasiado a frente e para isso acho que ganhamos em termos de consistencia defensiva com Miguel Vitor, apesar do homem em termos de ataque seja quase 0. Falta obviamente uma boa alternativa a Maxi, acho que seria de se ter apostado em Joao Cancelo para ver como se dava neste jogo. Mas que o Miguel Vitor irá dar um excelente central não tenho duvidas. Juntamente com o Roderick temos ali uma dupla futura bastante boa a meu ver. André Almeida sempre adorei ver o miudo a jogar a 6. Acho que tem um poder de recuperaçao de bola absolutamente fantastico, pode é nao ser tao bom no posicionamento. Quanto a Matic acho que mete-lo como 6 é queima-lo pois o homem tem um remate forte e é sem duvida um 8 e nao um 6. Juntamente com Carlos Martins seria boa opção para 8 dependendo do que se pretender (se mais ataque se mais defesa). Gaitán já se viu que está sempre a fugir para o meio e a aparecer como 10 e portanto acho que é ali que deve jogar e nao o Bruno César. Claro que indo trocando com o Aimar, pois o Aimar é o Aimar xD. Quanto às alas acho que ficam mais do que bem entregues a Enzo Pérez e Salvio que para mim sao os melhor alas do Benfica. Consistentes, desiquilibradores e bons na compensaçao defensiva. quanto a avançado dependendo do tipo de jogo deveria-se considerar diferentes opções. Cardozo se optarmos por um jogo mais directo e mais por aéreo, especialmente se jogarmos com Luisinho a DE. Rodrigo se pretendermos um jogo mais de passes curtos e rápido que sinceramente acho que é o que melhor se adequa ao Benfica. Aí temos também a opção do Lima que ainda não está completamente habituado a ideia de jogar como referencia ofensiva no Benfica e portanto acho que a escolha deve recair no Rodrigo. Portanto isto seria para mim a equipa que deveria jogar na LC: Artur, Luisinho, Garay, Luisão/Miguel Vítor (dependendo do castigo), Maxi, André Almeida/Matic (para o caso do André Almeida ainda não estar bem rodado em termos posicionais), Matic/Carlos Martins (Matic para mais defesa e Martins para amis ataque), Aimar/Gaitán, Salvio, Enzo e Rodrigo/Cardozo (dependendo da equipa).

    Viegas

    ResponderEliminar