20/10/2011

Um dia sonhei que tinha a melhor profissão do mundo!


Existem imensas profissões, umas mais duras, outras mais calmas, umas muito bem pagas, outras, um completo esforço e sacrifício.

A profissão que aqui trago, não se pode considerar sequer uma profissão. Eu considero uma dádiva, um iluminismo, uma sorte do destino e da vida, um bem enorme que saiu e um orgulho imenso.

Hoje falo do que é ser jogador do Benfica!

Com muita pena minha, tal como milhares, nunca fui, não sou nem nunca serei um jogador do Benfica. Então quem sou eu para falar sobre algo que não conheço? Algo que não vivenciei?
Eu respondo, sou um mero sonhador que olha para um lugar onde daria tudo para estar!
Então o que falo não é vivenciado, mas é imaginado, sentido, para mim o que escrevo é o que para mim seria a profissão de ser jogador do Benfica!

Imagino o que é o orgulho de ser um mero futebolista, saber que tenho talento e tomar conhecimento de que o maior clube nacional está interessado em mim. Que orgulho, que imensa sorte, que interesse nobre. Nem consigo dormir, só penso nisto, anseio a conclusão do interesse e já só me vejo a assinar o contracto, a entrar naquele estádio para treinar, a vestir aquela camisola, por esta altura já me arrepiei todo e paro por aqui.

O negócio conclui-se, existe um acordo fácil. Não é preciso pagar muito mais do que recebo actualmente, mas sei que pagam. O dinheiro em si é tanto para o que um simples mortal precisa, além do mais numa profissão destas o dinheiro é segundo plano, agora vou exercer um cargo superior, representar uma causa superior, ser exemplo para milhões, ser admirado, a responsabilidade será infinita!

Já estou a assinar o contracto, no momento exacto confesso que a assinatura ia ficar tremida, quase nem segurava a caneta, as mãos estavam escorregadias, a emoção era enorme. Senti-me a viajar fora do corpo, meu deus será que vou mesmo ter esta magnífica oportunidade? Recomponho-me, a assinatura tem de ficar impecável, à imagem da instituição que irei representar. No momento que acabo de escrever, cai-me uma lágrima, o contracto já tem agora a minha assinatura profissional e emocional. Está garantida a promessa de total entrega!

Já assinado o contracto, não paro de excitação, eu quero ir para o primeiro treino. Já só me imagino no Seixal. Quero conhecer os meus patrões, os meus colegas, o meu local de trabalho. Estou ansioso para trabalhar, para servir, para vencer, para honrar cada salva de palmas, cada grito de apoio de cada adepto que em casa, na rua ou no estádio me apoiar.

Chega o primeiro treino, tremo, não seguro as pernas. As coisas não correm como desejava, o nervosismo é imenso. Tenho necessidade de provar que mereço estar ali, não quero desfraldar as expectativas.  Os companheiros ajudam-me, vou me soltando e mostrando o que sei.
Com os treinos vou-me afirmando, já é mais fácil, cada vez sinto mais orgulho. Sinto necessidade de agradecer a cada adepto que me vem ver trabalhar. Que maravilha, centenas de pessoas todos os dias a admirar e agradecer o meu trabalho. Fico ansioso pelo primeiro jogo, quero agradecer e dar alegrias a essas pessoas.

O meu treinador, o meu patrão, chama-me para o meu primeiro jogo a sério. É uma alegria tremenda, o que ansiava irá se concretizar. Visto pela primeira vez o manto sagrado e o coração quase pára. Mas não pode parar, tenho uma missão a cumprir. Caminho junto com os meus companheiros para o relvado e vejo a moldura humana. Um enorme arrepio percorre-me a espinha. Canto o hino com toda a força e devoção, fecho os olhos e concentro-me. Começado o jogo é hora de trabalhar, executo-o na perfeição e no final cumpri. Ajudei a equipa a vencer, os adeptos estão felizes e alegres. Vou junto deles e dou a camisola, agradeço o apoio, dou autógrafos, abraços, beijos, palavras de força, agradeço novamente o apoio!

Vou repetir este ritual até ao final do contracto sempre dando o meu melhor e agradecendo por ter sido escolhido. Por no meu destino estar escrito que teria a oportunidade de servir este enorme clube. Espero e farei tudo por ser digno de receber uma renovação. Não penso em sair, em ganhar mais, quero lá saber! Estou tranquilo num lugar, numa profissão de sonho. Estou num universo paralelo. Se isto não é o paraíso, para mim já é mais que suficiente!

Eu coloquei-me na pele de um jogador do Benfica e imaginei como se me fosse dada a mim a oportunidade que lhes é dada. Não sei se ser jogador do Benfica para eles é isto. Sei que para mim seria isto e muito mais. Acaba por ser limitativo estar a escrever em tão poucas palavras o que seria para mim jogar no Benfica e servir o meu clube do coração.

1 comentário:

  1. Parabéns pela forma notável e estupenda de sentir o Benfica.
    Quisera que os jogadores que vestem aquela camisola sentissem o mesmo amor,a mesma emoção,a mesma paixão, mas isso é algo que não existe. Existiu! Mas não existe mais!

    Abraço

    ResponderEliminar